UMA HISTÓRIA DE AMOR E DE DOR



Associação Portuguesa de Desportos - Em dezembro de 2013, a melancolia e corrupção do futebol me fez, quase, eu disse quase, abandonar meu time de coração.


Porém, se eu deixasse a minha querida Lusa aos abutres da Rede Globo de Televisão, Federação Paulista de Futebol, Confederação Brasileira de Futebol eu estaria, a meu ver, desistindo de lutar. E isso, aprendi que um sangue azul, um verdadeiro rubro-verde, não faz.

Flávio Gomes, símbolo atual da torcida lusa fez um texto digno de prêmio e me fez repensar: http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/12/amor-fc/. Como abandonar o meu amor ao mal. Não importa o quanto eu sofra, o quanto a luta é desigual, injusta e canalha. Serei eternamente um apaixonado pela ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS. Não me preocupo em qual divisão ela disputa. 

Fui de ônibus do Embu das Artes para presenciar a estréia da lusa contra o Guarani em 2007, em plena noite fria. Assim como perdi prova em faculdade para presenciar a decisão contra o Grêmio em 1996. 


O que me enoja, isso deveria preocupar a humanidade, são os métodos utilizados para o Maior (Fluminense) vencer o Menor (em audiência, em público, em títulos - não em paixão do seu torcedor pelo clube).


O texto http://torcedores.com/futebol/parabens-brasil-portuguesa-tem-mais-e-que-ser-rebaixada-mesmo diz muito sobre o que penso do Brasil......não sobre o futebol apenas, o que é apenas uma paixão. A questão é muito mais profunda do que o amor de um torcedor, como eu, para com seu time de futebol. Amor que não se altera com diretoria amadora, jogadores de qualidade duvidosas. Amor, quando verdadeiro, cresce na dificuldade, na dor. Ali ele renasce como uma fênix eterna e maravilhosa. 

Não sei como terminarei meu 2013. Mas, tenho certeza que, se estiver vivo, em 2014, estarei com a Associação Portuguesa de Desportos, onde ela estiver. Na série A (seu devido lugar, moral e ético) seja na série B (STJD, Rede Globo, CBF, Federação Paulista), C ou D.........amor não se mede por divisão....se sente. Talvez, o Fluminense e seus aliados deveriam sentir esse amor verdadeiro. 


14 comentários:

Emerson Silva disse...

Os verdadeiros apaixonados são assim, desejam apenas justiça, assim como alguns amigos que torcem para o fluminense desejam vê-lo na série B por justiça, mas infelizmente nossa "justiça" é cega, surda e muda... O futebol não nos envergonha, ainda há os amantes, mas apenas o futebol jogado em campo, esse STJD deveria ter vergonha na cara e tirar o time de campo!

Belas palavras Renato!

Abração!

renatocinema disse...

Emerson.....futebol é algo inexplicável.....apaixonante e dolorido. kkk

Iza disse...

Belo texto, Renato.
Também sou apaixonada por futebol e pelo meu time, o Internacional. Essa nossa paixão por futebol é algo que já nasce em nós brasileiros - acho eu.
Abraços ae o/

Hugo disse...

Não sabia que você é torcedor da Lusa.

Sua indignação é perfeita, o que ocorreu nesta julgamento de cartas marcadas é o retrato do país. A questão não foi apenas o Fluminense ser maior, mas sim a influência nefasta que o clube tem junto aos grupos que vc bem citou, principalmente o tribunal.

As últimas notícias dão conta que houve um erro na análise da lei, ou seja, os membros do tribunal sequer se preocuparam em se aprofundar na lei para ter uma desculpa pela decisão.

Ainda acredito que esta decisão será modificada no julgamento do recurso, caso contrário várias ações de torcedores na justiça comum vão transformar o campeonato de 2014 numa bagunça.

Muito provavelmente teremos uma primeira divisão com mais de 20 clubes no próximo ano.

Abraço

renatocinema disse...

Iza e Hugo..o futebol é amor, paixão e dor......arte como o cinema...doloroso, pela corrupção, como a humanidade.

abs

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,desejo também que tenhamos um Feliz Natal e Ano Novo.Meu grande abraço.SU

Marly de Bastos disse...

Renato,
Eu não tenho paixão por nenhum time, por isso não sofro e nem me comovo pela dor de nenhum torcedor rsrsrs e sei que isso parece muita insensibilidade, mas e isso às vezes causa discussão aqui em casa, pois flamenguistas são chatos demais. Eu olho, vejo os lances, comento e levo bronca... Então me recolho a minha insignificância futibolística e vou escrever meus poemas, enquanto sofrem por lá.
Mesmo assim, sinto muito pelo seu time e a injustiça que sofreu, embora o outro lado não pense assim. Mas vale, cada um com sua dor, embora pra mim esse um sofrimento incompreensível.
bjkas doces e um bom Natal pra você sua sua família!

Renato Almeida disse...

Acho bacana o amor pelo futebol do brasileiro, mas as cenas de confusões/brigas envolvendo os mesmos é que me preocupam.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

renatocinema disse...

Marly ao não gostar você é feliz......depois que entra no sangue, não sai.

Amigo: Realmente as brigas e confusões desanimam....mas, nunca procurei e nunca achei briga em estádio.

abraços aos dois.

Iza disse...

Renato, vim desejar-te um Feliz Natal!!!
Beijos :)

Marcos Rosa disse...

Seria interessante que a segunda instãncia do STJD revesse a decisão de tirar os pontos da Portuguesa, até mesmo porque já houve precedentes. um pouco de moralidade não faz mal ao futebol, não é? Porém, meu caro, acho que há outros interesses em jogo, infelizmente!

Fábio Henrique Carmo disse...

Renato,

Existia uma forma de punir a Portuguesa pela irregularidade sem rebaixá-la. Bastaria fazê-la começar o próximo CB com -4, mas a canalhice imperou. Impressionante como sempre que o Fluminense está para ser rebaixado acontecem essas viradas de mesa.

Entretanto, não sei se vc sabe, mas parece que tudo não passa de uma armação do Flamengo para não ser rebaixado, pois no próprio sábado ele ficou sabendo que perderia os pontos contra o Cruzeiro. Essa hipótese está correndo com força na net, dá uma pesquisada.

Quanto à Globo... Bem, eu, como bom botafoguense, tenho repulsa à essa rede flamenguista. Um lixo!

Abraço e que 2014 seja um ano sensacional!

Unknown disse...

Injustiça....

A Portuguesa, tem um lugarzinho especial no coração de todos.

STJD.....=/

Tô Ligado disse...

Enfim já estão começando aparecer os podres do Futebol Brasileiro. Isso foi só a pontinha do iceberg.