Federal


Federal – Ao ler a crítica do filme “Federal” no site omelete pensei que o comentário havia sido muito pesado e que não era possível que a produção fosse tão ruim. Tenho que pedir desculpas ao meu pensamento e ao site. “Federal” é realmente fraco. Péssimo para ser mais justo.

Impossível falar sobre o filme sem comparar com “Tropa de Elite”. A idéia do roteiro possui muitas similaridades com o maior sucesso do cinema nacional nos últimos 15 anos. Entretanto as diferenças de qualidade são maiores do que um time de futebol da série A do Campeonato Brasileiro e um time de várzea.

O roteiro de “Federal” é superficial, sem força e frágil; o elenco está abaixo de qualquer expectativa, falta inspiração ou motivação; a trilha sonora, não conquista; a fotografia é banal; a narrativa, é simples e sem emoção; os personagens, são caricatos e sem alento. Ou seja, nada se salva.

Mas, o que mais me decepcionou pessoalmente, foi à participação de Selton Mello “(O Auto da Compadecida”), totalmente burocrática. Um ator de enorme qualidade, igual ou maior do que o talento de Wagner Moura (“Tropa de Elite” e “Deus é Brasileiro”). Michael Madsen (“Cães de Aluguel”), um dos atores prediletos de Quentin Tarantino, é muito mal aproveitado, ficando apenas em diálogos fracos e sem nenhuma diferença ao conteúdo do filme. Carlos Alberto Riccelli (“Riacho Doce”) até tentou e lutou para ser tão marcante quanto o Capitão Nascimento (“Tropa de Elite”) porém, ficou muito longe disso.

Resumindo, entre você assistir “Federal” e ficar em casa vendo Domingão do Faustão, veja a Rede Globo.

Perdi uma hora e trinta da minha vida no cinema num filme que não me acrescentou nada em nenhum sentido, deveria ter assistido novamente “Cidade de Deus” ou “Tropa de Elite”. A única coisa boa, no final das contas, foi que não gastei dinheiro com a pipoca. Ai o prejuízo seria ainda maior.

Sinopse - Dani (Selton Mello), agente especial da Polícia Federal, une-se ao delegado Vital (Carlos Alberto Riccelli) e outros homens do grupo de elite do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal para caçarem o playboy Carlos Beque Batista Federal (Eduardo Dusek), responsável por colocar a cidade de Brasília na rota do tráfico internacional de cocaína.

Filme: 0,5 pipoca

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

16 comentários:

Silvano Vianna disse...

Ainda não fui ver, mas to achando que vou passar a bola para algum outro colega meu do blog...

júpiter disse...

Na última quarta fui ao cinema e vi o poster desse filme, de cara eu comparei ao tropa de elite, pensei "uma espécie de imitação?". Bom, pelos seus comentários é exatamente o que eu estava pensando.


beijos.

Marcos de Sousa disse...

Pelo visto o filme é realmente ruim :S

! Marcelo Cândido ! disse...

O grande erro foi lançar nessa altura do campeonato com o Tropa2 detonando tudo
!!!

Érikα Teixeirα disse...

Tava afim de ver esse filme, mas desistindo, HSUAHSUAH'

MOISÉS POETA disse...

é muito bom passar por aqui e saber as novidades do cinema. melhor ainda é ler suas criticas em relação aos filmes . não gosto muito dos filmes nacionais, conto nos dedos os que gostei. central do brasil, tropa de elite, cidade de deus...
esses citados tiram a máscara do brasil e o expoe da forma que ele realmente é .

um grande abraço, renato !

Unknown disse...

Pô Renato, primeira vez que discordo de você, adorei o filme, gostei muito do história, cheia de surpresas e gostei dos atores também!

quaresma. disse...

ontem a minha amiga disse a mesma coisa .-.
até broxei.! ;~

beijas, moço :*

Paulinha Leite disse...

Oiii!
Primeiramente quero agradecer por vc estar sempre tao presente em meu cantinho e pedir mil e uma desculpas por nao ter podido estar sempre aqui, tenho tido alguns problemas na minha internet que creio, logo serao resolvidos!
Adorei teu blog por um simples fato: ADORO FILMES! rs

Uma linda semana pra vc

Victor Fisch disse...

Pior é pensar que levou 10 anos para ser feito...

Érikα Teixeirα disse...

Renato, estou passando apenas para dizer que teem um desafio(Jogo) para voce no meeu blog:

http://akireteixeira.blogspot.com/2010/11/desafio.html

Deepois da uma passadinha la :)
Beeijao!

Unknown disse...

O Galera!
Hoje estive numa sessão do Federal no Rio e ele terminou aplaudido.
Filme aplaudido em sessão comercial é raro!!
Luciano Trigo critico de cinema chamou o filme de obra prima.
Eu gostei muito!!!

Wally disse...

Um filme péssimo com Selton Mello? Que triste! D= E eu também esperava mais deste aí, mas ao que parece tá no nível daquele "Segurança Nacional" lá...

Marcos de Sousa disse...

Nossa... Você não gostou mesmo do filme em? hauahauashassa

chuck large disse...

não vejo nem a pau. chuta que é macumba! hehehehe

Tô Ligado disse...

O "Paia" do sucesso de um filme, são os genéricos que vem depois!