Karate Kid


Karate Kid – Não gosto de refilmagens. Fora as leituras de Tim Burton (Alice no País das Maravilhas, A Fantástica Fábrica de Chocolate e O Planeta dos Macacos) nunca fui fã desse tipo de produções. Sempre vi como caça níquel para ganhar um pouco mais de dinheiro. Quando fiquei sabendo de uma nova leitura do filme Karate Kid me preocupei. Imaginar outra pessoa representando o personagem de Pat Morita (Mestre Miyagi) e do saudoso, e sumido, Ralph Macchio (Daniel Larusso) não me dava boas sensações. Mas, se os trabalhos de Burton me agradaram por homenagear, com uma nova visão, sobre os filmes citados acima, a refilmagem de Karate Kid segue o mesmo exemplo e da uma visão diferente sobre o assunto.

Nenhum trabalho anterior de Jackie Chan tinha-me agradado muito. Eram produções com ação e comédia como focos principais. A trama, que acho o mais importante, sempre foi colocada em segundo plano. Não foi o que aconteceu em Karate Kid. Não estou dizendo que o filme é espetacular, maravilhoso e genial. Apenas acho que o filme cumpre seu papel de divertir, passar uma boa mensagem e mostrar valores que estão sendo esquecidos pelas atuais gerações. Se não chega a ser tão bom quanto o pequeno clássico da sessão da tarde filmado com Morita e Macchio agrada, e muito, quem quiser relaxar e ver uma boa história de ação e conceitos morais. Até Chan, em minha opinião, merece elogios por seu trabalho. Pela primeira vez vi um trabalho dele acima das cenas de ação e golpes. Aqui ele consegue mostrar, levemente, que é um ator e que se quiser ser levado a sério precisa fazer escolhas nesse nível.

Agora uma pergunta precisa ser feita: Por que não mudaram o nome do filme para Kung Fu Kid? Entendo que a homenagem ao pequeno clássico seria mantida e os conceitos da luta do filme seriam mais sinceros. Porém, nem isso atrapalha esse bom filme de ação e diversão.

Sinopse - Dre Parker (Jaden Smith), um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu Cheng torne-se seu inimigo. Na terra do Kung Fu, Dre conhece apenas um pouco de karate e Cheng irá mostrar ao "Karate Kid" que seus conhecimentos não valem nada. Sem amigos numa nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Dre que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.

Filme: 4 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

1 comentários:

Fred Delgado disse...

Pior é q o título KARATE KID ficou só pro ocidente. Para o oriente é KUNG FU KID ou BEST KID (neste caso, no Japão).

Foi uma agradável surpresa ver Jackie Chan atuando desta forma no filme. Me diverti muito e isso pra mim já basta.