Irreversível


Irreversível – Adoro filmes de violência – estilo Quentin Tarantino - e amo filmes de terror – de O Massacre da Serra Elétrica a O Albergue. Mas, Irreversível, que me lembre é o pior filme que vi na vida. Alguns dizem que a produção é “chocante”,outros alegam que ele é “perturbador” e ou palavras similares. Eu simplesmente acho péssimo, ruim mesmo. Ele tenta ser inovador na forma narrativa, algo semelhante ao filme Amnésia, e não consegue. O filme dirigido por Christopher Nolan (Batman – O Cavaleiro das Trevas) é muito melhor em todos os sentidos.

Quando fui ver Irreversível era estagiário da Revista de Cinema e fomos convidados para exibição de divulgação. Um jornalista importante de São Paulo tinha visto o filme anteriormente e havia dito que se alguém ficasse excitado ao ver a cena de estupro no filme deveria ser internado, pois seria doido. Achei exagero e fui ao evento. Ele acertou em cada ponto. Violência banal, sem sentido e sem importância cinematográfica. Ótimos atores como: Monica Bellucci (Matrix) e Vicent Cassel (O Ódio) nos apresentam trabalhos muito abaixo do esperado com atuações forçadas e não convincentes.

Todos que gostaram do filme elogiam a cena no bar (onde um rosto é desfigurado por um extintor) e a cena de estupro, em um túnel. que dura mais de dez minutos. Se você quiser ver caras amassadas veja Jogos Mortais, possui muito mais estilo nas mortes; se você quiser assistir cenas eróticas consiga o filme proibido da Xuxa.

Sei que pessoas discordam da minha opinião e acho que estão no direito. Afinal, gosto é gosto, cada um tem o seu. Mas, se você gosta de filmes alternativos, inovadores e surpreendentes, veja filmes de Christopher Nolan e descubra algo novo, não o choque pelo choque. Ao terminar de ver Irreversível achei que tinha terminado de ler antigo Jornal de São Paulo chamado Noticias Populares onde o sangue jorrava ao espremer as páginas.

Sinopse – O filme narra de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.

Filme: 0 pipoca

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

0 comentários: