Cinema Silencioso......e de qualidade


IV JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

06 a 15 de agosto

ENTRADA FRANCA

A Cinemateca Brasileira realiza entre os dias 6 e 15 de agosto a IV JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO, evento dedicado ao cinema mundial produzido entre o final do século XIX até aproximadamente 1930, quando a chegada do som modificou os rumos da arte cinematográfica. Em sua quarta edição, a Jornada se integrou definitivamente ao calendário cultural de São Paulo e do país, proporcionando a um público maior e mais diversificado o contato com filmes e experiências do período silencioso do cinema brasileiro e mundial. Com curadoria geral de Carlos Roberto de Souza, todos os filmes programados para a IV JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO serão exibidos com acompanhamento musical ao vivo na Sala Cinemateca-BNDES e em projeção silenciosa na Sala Cinemateca-Petrobras. A curadoria musical da Jornada é de responsabilidade do músico e compositor Livio Tragtenberg. Como nas edições anteriores, uma cinematografia nacional do período silencioso é privilegiada a fim de destacar os trabalhos dos arquivos de filme de um determinado país. Nesta quarta edição o foco é o cinema silencioso da Suécia e as obras selecionadas são resultado de restaurações da Cinemateca Sueca. Ao todo são 35 títulos que se dividem em seis programas.

CINEMA SILENCIOSO SUECO

O cinema das primeiras décadas foi predominantemente europeu e os países nórdicos desenvolveram uma indústria cinematográfica que espalhou filmes por todo o mundo até a eclosão da I Guerra Mundial. Apesar de, no pós-guerra, a indústria europeia haver perdido sua importância econômica para o cinema de Hollywood, a Suécia teve uma das cinematografias mais brilhantes da história do cinema, com diretores como Victor Sjöstrom e Mauritz Stiller realizando obras de grande expressão artística, isso sem falar nos grandes atores de cinema surgidos no país, no qual avultam os nomes de Lars Hanson e Greta Garbo.

Em colaboração com o Svenskafilminstitutet/Kinemateket – o arquivo de filmes sueco, um dos mais antigos do mundo – em 2010 a JORNADA apresenta uma seleção de obras que permitirá um panorama amplo e diversificado do cinema do período silencioso da Suécia e dos trabalhos de restauração de filmes que vem há décadas sendo desenvolvido naquele país.

Ao lado de obras marcantes de Sjöström e Stiller em novas restaurações, poderemos apreciar o primeiro registro cinematográfico feito na Suécia (Chegada do rei Sião a Logårdstrappan, 1897) e o famoso A Feitiçaria através dos tempos (Benjamin Christensen, 1922), numa cópia que o curador do arquivo sueco considera a mais bela de seu acervo.

A conferência inaugural da IV JORNADA ficará a cargo de Jon Wengström, curador do arquivo sueco de filmes, e irá abordar os trabalhos de preservação realizados na Suécia e falará dos critérios que orientaram sua seleção dos Tesouros da Cinemateca Sueca, a qual inclui dois filmes estrelados por Greta Garbo – Die freudlose Gaße / A Rua das lágrimas (G.W. Pabst, Alemanha, 1925) e Flesh and the Devil / A Carne e o diabo (Clarence Brown, Estados Unidos, 1926), além do único fragmento existente da colaboração da atriz com Sjöstrom, The Divine Woman / A Mulher divina (Estados Unidos, 1928) –, o escandaloso Afgrunden/O Abismo (Urgan Gad, Dinamarca, 1910) e o extraordinário The Wind / Vento e areia (Estados Unidos 1928), dirigido por Sjöstrom e estrelado por Lillian Gish, que será apresentado na versão sonorizada musical lançada na época.

Outros destaques da seleção são os filmes The Dawn of a Tomorrow / A Aurora de um amanhã (James Kirkwood, Estados Unidos, 1915), estrelado por Mary Pickford, e o surpreendentemente ousado Tretia Meshchanskaiaa / Rua Mechanskaia, 3 ou Sofá e cama (Abram Room, União Soviética, 1927).

Para a seção permanente da JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO dedicada às Giornate del Cinema Muto, de Pordenone – a maior manifestação cinematográfica mundial dedicada ao cinema silencioso – o comitê diretor desse evento selecionou produções americanas, sendo a mais antiga o surpreendente Regeneração (1915), dirigido pelo famosíssimo Raoul Walsh, Enquanto passam as nuvens (1919), dirigido por Victor Fleming (futuro diretor de E o vento levou, 1939) e estrelado por Douglas Fairbanks (que com Mary Pickford encarnou casal norte-americano por excelência) eEste mundo é um teatro (Allan Dwan, 1925), estrelado por Gloria Swanson, a futura Norma Desmond de Crepúsculo dos deuses (1950).

A seção brasileira da IV JORNADA vai exibir alguns documentários de longa-metragem restaurados (ou em processo de restauração) pela Cinemateca Brasileira nos últimos anos, como o Companhia Paulista de Estrada (sic) de Ferro ou o Companhia Mogyana, que retratam trabalhos industriais e de instalação dos principais ramais dessas ferrovias em diferentes cidades do Estado de São Paulo. No longa-metragem de ficção O Segredo do corcunda (Alberto Traversa, 1924), o trem tem uma função dramática importante ao ligar a capital paulista, com a imponente Estação da Luz, a uma pequena cidade do interior, com sua modesta estaçãozinha de trem. Turíbio Santos, violonista emérito e diretor há muitos anos do Museu Villa-Lobo, é o convidado especial desta seção.

No programa Janela para a América Latina será exibido o longa-metragem Wara Wara, realizado na Bolívia em 1929 por José María Velasco Maidana, que relata um episódio da civilização inca durante a invasão espanhola. Este filme, único silencioso remanescente da produção boliviana, acaba de ser restaurado no laboratório L’Immagine Ritrovata, em Bolonha, na Itália, e apresentado no festival Il Cinema Ritrovato, organizado anualmente pela Cinemateca da Municipalidade de Bolonha.

Para homenagear os 80 anos da produtora Cinédia, principal empresa cinematográfica brasileira da década de 1930 fundada por Adhemar Gonzaga, a IV JORNADA apresentará Lábios sem beijos, dirigido por Humberto Mauro, único filme silencioso da produtora (os filmes seguintes foram sonorizados com acompanhamento musical, diálogos sincronizados e, em seguida, cem por cento falados).

A curadoria musical da IV JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO estará novamente sob a responsabilidade de Livio Tragtenberg, e entre alguns músicos participantes estarão Ruggero Ruschioni, André Juarez, Ricky Villas, Zé Luis Rinaldi, Dimos Goudaroulis, Marcio Nigro, Dino Vicente, Laércio de Freitas, Eric Nowinski, Paulo Rubens Costa, Ricardo Reis, Gustavo Barbosa, Giuliano e Alexandre, Basavazi (André Bandeira), Dante Pignatari, Ricardo Carioba, Matheus Leston, Turibio Santos, Wandi Doratiotto e Danilo.

Abaixo segue a lista completa de filmes.


DESTAQUES DE PORDENONE
Regeneration (Raoul Walsh, EUA, 1915)
When the Clouds Roll by (Victor Fleming, EUA, 1919)
Hangs up! (Clarence Badger, EUA, 1926)
Stage Struck (Allan Dwan, EUA, 1925)
CINEMA SILENCIOSO SUECO
I Lifvets VPår (Paul Garbagni, Suécia, 1921)
Madame de Thèbes (Mauritz Stiller, Suécia, 1915)
När Kapten Grogg Skulle Porträtteras (DIRETOR, Suécia, 1917)
Fangen På Karlstens Fästning (Georg af Klercker, Suécia, 1916)
I Mörkrets Bojor (Georg af Klercker, Suécia, 1917)
Terje Vigen (Victor Sjöström, Suécia, 1917)
Klostret I Sendomir (Victor Sjöström, Suécia, 1921)
Häxan (Benjamin Christensen, Suécia, 1922)
Gunnar Hedes Saga (Mauritz Stiller, Suécia, 1923)
Nortullsligan (Per Lindberg, Suécia, 1923)
Ingmarsarvet (Gustav Molander, Suécia, 1925)
TESOUROS DA CINEMATECA SUÉCA


Afgrunden (Urban Gad, Dinamarca, 1910)
O Jardineiro ("Trädgårsdsmästeren") (Victor Sjöström, Suécia, 1912)
The River (Frank Borzage, EUA, 1928)
Caliostro (Richard Oswald, França, 1928)
Bakomfilm Anna Boleyn (DIRETOR, Alemanha, 1920)
The Dawn of a Tomorrow
Die Freudlose Gaβe (G.W. Pabst, Alemanha, 1925)
Flesh and the Devil (Clarence Brown, EUA, 1926)
Ett Besök hos Selma Lagerlöf (Raoul Le Mat, Suécia, 1926)
The Divine Woman (Victor Sjostrom, EUA, 1928)
The Wind (Victor Seastrom, EUA, 1928)
Tretya Mesjtjanskaja (Abram Romm, PAÍS, 1927)
Kanungens av Siam Landstigning vid Logårdstrappan (Ernst Florman, Suécia, 1897)
Bildserie ur Konung Oscar ll:s Lif (DIRETOR, Suécia, 1907)
Un Voyage aux Ruines d'Angkor (Monsigneur le Duc de Montpensier, França, 1908 ?)
Au Pays des Moïs: Exploration et Chasse (DIRETOR, França, ANO)
HOMENAGEM À CINÉDIA 80 ANOS


Lábios sem Beijos (Humberto Mauro, Brasil, 1930)

JANELA PARA AMÉRICA LATINA

Wara Wara (Bolívia)

TRENZINHO CAIPIRA


O Segredo do Corcunda (Alberto Traversa, Brasil, 1924)
Companhia Paulista de Estrada de Ferro (Brasil)
Companhia Mogyana (Brasil)

SERVIÇO

IV JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO

06 a 15 de agosto de 2010

Cinemateca Brasileira

Sala Cinemateca BNDES (205 lugares + 4 para cadeirantes)

Sala Cinemateca Petrobras (110 lugares)

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Telefone: 11 3512-6111

ENTRADA FRANCA

Informações para a imprensa

F&M Procultura Assessoria de Imprensa

Flavia Miranda: flavia@procultura.com.br

Daniele Tomadon: daniele@procultura.com.br

Telefone 11 3263-0197

0 comentários: