Repulsa ao Sexo


Repulsa ao Sexo – Aprecio muito a carreira de Roman Polanski (A Dança dos Vampiros). Tenho esse diretor como um dos grandes cineastas e entendo que ele é um dos raros profissionais que possuem força própria dentro do mercado com poder de escolher atores, roteiros e custos de produção. Seu nome é sinônimo de “vantagens” a qualquer filme.

Ao longo da vida fiquei em dúvida de qual seria seu melhor trabalho: O Bebê de Rosemary (um terror nota 10) ou Chinatown (drama/ suspense também nota 10). Nunca consegui me decidir. Quando todos nós fomos apresentados ao filme O Pianista (drama de guerra nota 9,5) reconheci definitivamente que o diretor merecia todo o destaque que tem na sétima arte. Recentemente percebi que tinha um enorme débito com ele: não tinha visto o filme Repulsa ao Sexo. Hoje quitei meu saldo.

A produção tem uma fotografia linda, uma atuação de Catherine Denueve simplesmente magistral e um roteiro pesado, rico e angustiante. Não vou mentir dizendo que o filme roubou o lugar de O Bebê de Rosemary ou Chinatown, em meu coração, isso não aconteceu. Mas, a produção é um marco do cinema e deve ser cultuado como tal. Se fosse quiser entender a mente insana e cruel de uma mulher que não consegue lidar com seus próprios sentimentos, como muitos de nós, veja essa pequena obra-prima de Polanski.

Sinopse - Considerado um dos melhores filmes de terror psicológico já feitos, Repulsa ao Sexo mostra uma mulher perturbada, mentalmente instável e reprimida sexualmente. Sozinha no apartamento de sua irmã, com problemas no trabalho e distante de sua melhor amiga, Carol Ledoux (Catherine Denueve) passa a não diferenciar o delírio da realidade. Seus medos vêm à tona, trazendo trágicas conseqüências. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1965.

Filme: 4 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

1 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Oi, Renato

Você tem este filme? Eu confesso que ainda não vi, mas a sedução dele e o roteiro eu já ouvi muito falar. Além, claro, do teor psicológico que me parece instigante...e gosto de Denueve, preciso ver!

Abraço!