Irmã Vap - O Retorno


Irmã Vap – O Retorno – Alan Moore, ícone dos quadrinhos, sempre defendeu a idéia de que quadrinhos e cinema são artes diferentes e que uma coisa não pode se misturar com a outra. Todos os filmes que foram baseados em suas histórias, todos, foram razoáveis, mas sempre muito abaixo da obra original. Depois de assistir Irmã “Vap – O Retorno” (filme) entendi porque ele defende essa teoria de que artes não podem ser misturadas. Se a peça de teatro fez grande sucesso, foi recorde de público e adorado pela crítica, o longa-metragem baseado na peça não teve a mesma sorte.

Apesar de contar com a mesma dupla, Marco Nanini e Ney Latorraca, ótimos atores, a produção não segura. Não entendi, sinceramente, o que falhou. Mas, isso aconteceu. Na minha humilde visão faltou naturalidade. Ao tentar fazer uma metalinguagem teatral no cinema o roteiro não segurou a onda e nem os atores, que são magistrais, parece que conseguiram entender a diferença entre atuar numa peça de teatro e na sétima arte.

Acho que assistir ontem “Quanto Mais Quente Melhor”, onde as atuações dos protagonistas como homens vestidos de mulheres foram geniais, ajudou com que a minha sensação fosse ainda mais prejudicada. Para não dizer que somente fiz críticas gostei do trabalho do elenco de apoio com destaque para Francisco Milani e Paulo Betti.

Sou admirador de Carlota Joaquina e Copacabana, ambas as produções feitas pela diretora Carla Camurati, entretanto “Irmã Vap – O Retorno” – não me empolgou. A expectativa me destruiu.

Sinopse - Otávio Augusto (Marcos Caruso), um dos produtores da montagem original de "O Mistério de Irma Vap" no Brasil, deseja montar uma nova versão do espetáculo. Para tanto ele conta com a ajuda de Luiz Alberto (Leandro Hassum), filho de seu antigo parceiro na montagem da peça, que morreu recentemente de enfarte devido às várias dívidas contraídas. Porém Otávio tem problemas. Tony Albuquerque (Marco Nanini), um dos atores da montagem original, está "temporariamente paralítico", sendo manipulado pela irmã Cleide (Marco Nanini) e mantido confinado no 2º andar de sua casa. Impossibilitado de contar com o elenco original, Otávio e Leandro convidam Darci Lopes (Ney Latorraca), um ator decadente que faz shows em boates, para assumir a direção da nova versão da peça. A idéia é remontá-la com dois jovens comediantes, Leonardo Aguiar (Thiago Fragoso) e Henrique D'Ávila (Fernando Caruso), como protagonistas. Entretanto, para tirar o projeto do papel, Otávio e Leandro precisam lidar com Cleide, já que o irmão dela é o detentor dos direitos da peça. De forma a impedir que alguém tenha contato com Tony, Cleide falsifica sua assinatura e entrega a autorização aos produtores. É quando enfim começam os ensaios para que "O Mistério de Irma Vap" retorne ao teatro.

Filme: 2 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

2 comentários:

Rosane Marega disse...

Oie Renato, adorei te ver la no meu cantinho romântico, amo receber visitas e fico feliz, seja sempre muito bem vindo.
Gosto muito daqui viu e curto demais um bom filme
Beijos

JhonSiller disse...

Essas adaptações são bastante complicadas mesmo.
Ou se faz bem feito, ou não