Lua Perversa


Lua Perversa - Quem gosta de fazer filmes no Brasil, sem possuir apoio ou incentivo, apenas pelo amor e desafio, deve chegar aos céus ou ao inferno mais cedo. Sou obrigado a me incluir nessa leva, visto que nos dois curtas-metragens que realizei gastei dinheiro, tempo e dedicação, sem ter apoio algum. Nada, nem uma única palavra de incentivo. Mas, quando se chega ao final e percebe que o sonho foi realizado, não tem dinheiro algum que pague a recompensa da felicidade. Dito isso tudo vou dizer minha visão sobre o curta-metragem Lua Perversa de Andre Bozzeto Júnior.

Quem gosta de filmes de terror irá gostar da bela homenagem que ele faz ao gênero. A fotografia em Preto e Branco reforça o clima de suspense; a trilha sonora consegue fazer o mesmo ao participar do curta-metragem de forma angustiante. Apesar da "simplicidade" se percebe a dedicação com que a produção foi feita, e somente isso, merece muito mais do que elogios.

Percebi semelhanças com filmes de Zé do Caixão, o que é um elogio para quem gosta do genêro e em alguns momentos me recordou do clássico maior do terror do cinema mudo: O Gabinete do Dr. Calegari, pela angustia no roteiro e fotografia que sufoca o público.

Mas, para não dizer que tudo são flores, na minha visão, um fato poderia ter sido evitado e seria mais bem aproveitado no conjunto da obra: os sons de gritos incluídos no filme poderiam ser trocados apenas pelas palavras escritas, como no restante da obra. Achei o som ficou fora do contexto apresentado.

Porém, isso não serve para estragar o trabalho feito com entrega, alma e muito terror.

Se você gosta do gênero aproveite, se não gosta, sinta calafrios na chegada da lua cheia..............

Sinopse: No início do século XX, José Diogo, um homem nascido e criado em Porto Alegre, decide visitar alguns parentes que vivem em uma região rural isolada no interior do Rio Grande do Sul. Chegando lá, em meio a festividades movidas a churrasco, chimarrão e vinho, ele se encanta com a beleza da jovem Sofia, mas também descobre que aquelas pessoas vivem amedrontadas pelos “causos” de um lobisomem que habita a região. Incrédulo, ele decide investigar e acaba trazendo à tona um terrível segredo que irá banhar de sangue as noites de lua cheia. Uma história de lobisomem tipicamente brasileira, baseada no folclore gaúcho, mas contada de uma forma diferenciada.

Filme: 4 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

0 comentários: