Besouro


Besouro – Que me perdoem os fãs da cultura nacional, mas o filme Besouro não me agradou em praticamente nada. Não sou fã de Capoeira, não gostei da narrativa, do roteiro e nem da música. Para não dizer que só tenho “vaias”, vão meus elogios para a ótima fotografia. Não nasci para esse tipo de cultura popular brasileira. Posso ter mil defeitos menos a hipocrisia ou a idéia de fazer média sem dizer o que sinto.

Não sou burro para não saber a importância da Capoeira. Obvio que tem e sei que o brasileiro precisa valorizar suas raízes, com sua história. Meu problema é com o filme. A trama não me segurou. Ou seja, não agradou uma pessoa que não conhece o estilo da dança e isso poderia e deveria ter sido feito. Respeito a dança, porém, não gosto do longa-metragem.

Sinopse - Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.

Filme: 2 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

1 comentários:

Jaime disse...

Eles tentaram fazer um filme sobre capoeira nos moldes "Bruce lee". Eu achei interessante a abordagem do tema capoeira e sub-temas como candomblé, a sociedade escravocrata. São riquíssimos mas concordo q poderiam ser articulados de maneira diferente, mais original.

abraço!
Jaime