V de Vingança e de Alan Moore




V DE VINGANÇA - Para começar a falar do filme V de Vingança é obrigatório falar do maior escritor de quadrinhos da atualidade e um dos melhores de todos os tempos: Alan Moore. E, para citá-lo é fundamental conhecer a profundidade e a riqueza de sua obra. Um dos seus melhores trabalhos, sem medo de errar, é o clássico A Piada Mortal. Obra que apresenta o maior vilão do Batman com uma insanidade jamais vista e com a crueldade a flor da pele. Um trabalho que beira muito próximo a psicologia de Freud. Ou seja, o texto de Moore vai muito além de uma simples leitura. A filosofia e o comportamento humano são explorados até a última gota em suas obras-primas. E nenhuma revista em quadrinhos chegou tão perto da perfeição e do conhecimento geral do intimo do homem quanto Watchmen. Uma obra profunda, densa, rica e todos os adjetivos que puderem ser acrescentados a uma verdadeira obra de arte.
Apresentada essa introdução podemos começar a falar de V de Vingança. Nessa Graphic Novel Moore está com a criatividade aguçada e inspiradíssima. Mas, vale uma ressalva. Alan Moore renegou o filme alegando deturpação do contexto geral da história. E ele está certo. O filme mexeu em pontos fundamentais do texto e tirou um pouco da riqueza do texto. Mas, ainda assim está muito acima dos textos cinematográficos de hoje em dia.
A primeira qualidade do filme é ter acertado na escolha da protagonista. Natalie Portman (O Profissional) tem todas as qualidades para a personagem. Apesar de em alguns momentos dar a noção de se perder ao longo da projeção, V de Vingança vale a pena e no mínimo serve para mostrar que Alan Moore deveria levar ao cinema sua maior obra.

Filme: 4 pipocas

1 pipoca – péssimo2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

0 comentários: