O LADO BOM DA VIDA




O Lado Bom da Vida - Quem conhece meu amor por cinema, também é ciente que existem dois atores que considero símbolos máximos da sétima arte: Jack Nicholson e Robert De Niro. Entendo que a história que eles possuem e a dedicação que fornecem aos personagens que representam, os tornam símbolos da arte de atuar. Nicholson e De Niro são meus atores prediletos e tenho orgulho do trabalho que eles fizeram ao longo da carreira.



Mas, apesar do respeito que possuo pelos dois é impossível negar que De Niro esta numa fase mais light, preguiçosa eu diria, e suas atuações estão menos impactantes. Por isso ao descobrir sua indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em " O Lado Bom da Vida" me vi obrigado, moralmente, a assistir, no cinema, meu astro em sua atuação tão elogiada. Ver De Niro chorar em cena e se entregar como um pai sofrido e amoroso ao mesmo tempo, me encheu os olhos de lágrimas. 



Depois de ver a obra só posso dizer que fiquei muito satisfeito com a atuação do eterno parceiro de Martin Scorsese e entendo que sua indicação ao Oscar foi muito justa. Porém, seria patético e cruel de minha parte elogiar apenas Robert De Niro no filme. Todo elenco está afiadissimo e inspirados com destaque para Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e para o sumido Christ Tucker (outro com atuação destacada). 






Esse é o famoso filme de ator, os outros elementos funcionam somente para complementar o trabalho dos atores. Apreciei muito a trilha sonora e a direção competente de David O. Russel ("O Vencedor").  Destaque também para o clímax final da obra que apresenta uma bela dança e um clima sincero de auto reflexão.


Os diálogos de "O Lado Bom da Vida" me agradaram muito, fazendo a trama possuir uma densidade e tensão adequada, apesar de não faltar humor e simplicade a história. Li alguns comentários dizendo "o melhor filme do ano", "uma comédia leve e simples". Além desses textos uma amiga disse que achou o filme "água com açucar, previsível e doce". Sinceramente......acho que ela não viu o mesmo filme que eu vi. Detectei um filme que possui os elementos citados acima, mas, tudo isso dentro de um liquidificador interno de reflexão e busca interna.


Na minha interpretação "O Labo Bom da Vida" apresenta um homem que se sente angustiado e tenta lidar com todos os sentimentos internos que ele ainda não sabe combater. Para ajuda-lo ele conhece uma viúva, insana como ele. Ou seja, uma combinação explosiva. Com humor e questionamento. Portanto existe humor, leveza, loucura e paixão. Tudo dentro do mesmo coração. 



Sem dúvida, um filme inteligente, delicioso e sensacional. Imperdível? talvez. Vai ganhar o Oscar de melhor filme? aposto que não.....entretanto, isso não tira os méritos dessa bela história de auto conhecimento e que leva o bom humor e o amor como troco cinematográfico......e isso é um elogio.


"O LADO BOM DA VIDA" me fez mergulhar nas águas emocionais do lado bom da minha vida.....O lado ruim escondi na máscara da minha insanidade. Esse é um filme poesia.....sobre a sanidade de cada um de nós. Mas, a poesia é triste, amarga, conflituosa e, finalmente, alegre.


  







Sinopse - Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seu planos futuros.

Filme: 4,5 pipocas - ótimo

1 pipoca - péssimo

2 pipocas - ruim

3 pipocas - razoável/regular

4 pipocas - bom

5 pipocas - ótimo

25 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Adorei o filme. Atendeu muito bem minhas expectativas. Atuações impecáveis e a ressurreição de De Niro. Filme que consegue ser denso ao mesmo tempo em que nos faz rir. Abraço!

Anônimo disse...

entao o RdeN saiu do encosto ???!!! Huummm.....vai para a lista de pendencias !!!!

Nelson

! Marcelo Cândido ! disse...

Fui ver no cinema e adorei essa tensão do filme, uma tensão com um tom de humor e explosão incrível!!!

Amanda Aouad disse...

Exato, um filme de ator. E uma delícia de acompanhar, adoro a atuação dos dois protagonistas e de DeNiro.

abraços

Gilberto Carlos disse...

Assisti esse filme no início da semana e adorei. Realmente um trabalho de grandes atores. Até Bradley Cooper surpreende. Robert DeNiro volta à forma e Jennifer Lawrence deve levar o Oscar. Imperdível! Abraços.

Rodrigo Mendes disse...

Ótimo amigo! Ainda preciso assistir. Todos só elogiam e deve ser mesmo uma delícia de se ver.

Abs.

Clenio disse...

Achei simpático, mas superestimado. Não é pra tanto! Chega até a esbarrar no clichê, além de mudar de foco na segunda metade.
Mas reconheço que o elenco está ótimo. Torcendo pra De Niro. Mas por que Jacki Weaver foi indicada? Não entendi, já que não fez nada que justificasse uma indicação.

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Emerson Silva disse...

Não só você chorou, o próprio De Niro ao ser entrevistado sobre seu papel foi às lágrimas em um programa dos EUA. Ainda não vi o filme, mas isso aumentou ainda mais minhas expectativas!

Abraço!

Unknown disse...

Gostei do filme, achei bonitinha a história, mas não me emocionou. Acho que no desfecho, principalmente depois da dança, o diretor pesou a mão. Mas gosto das atuações. Abração!!

Unknown disse...

Ainda não pude ver o filme, mas acabei lendo o livro nesta semana, e achei incrível!

os personagens, a trama, as loucuras, tudo é perfeito demais, e no final, na última página fiquei bastante emocionado, achei o livro perfeito.

Vou ver se amanhã eu consigo ver este filme!

Bela postagem aí Renato!
Abraço!

Marcelo Castro Moraes disse...

Embora com um clímax um tanto que previsível, é de se tirar o chapéu pelo ótimo desempenho de todo o elenco e pela forma elegante que o cineasta cria as cenas. Quanto a De Niro, foi realmente uma grata surpresa velo num papel digno de nota. Só falta Al Pacino dar a volta por cinema na carreira.

Iza disse...

Não sei por que esse filme não me chama muita a atenção. É que nem Os Descendentes ano passado; não me atraiu. Sei lá, deve ser por que eu não sou chegada a comédias românticas. Mas, se possível, tentarei assisti-lo; talvez eu goste, né? Gostei bastante do seu texto. E o De Niro, ah o De Niro.... gosto dele desde Taxi Driver. Bom feriado pra você <3

P.S: Assisti Django Livre e confesso que... amei demais. Muito bom, roteiro e fotografia nota 10.

J. BRUNO disse...

Acho que fui o único que não conseguiu ver nada de tão impressionante em nenhuma das atuações, todo o elenco está bem, mas não tão acima da média, na verdade acho que as interpretações não exigem tanto deles a ponto de serem louvados pelos seus desempenhos... Digo a mesma coisa sobre o roteiro, ele pode ter uma premissa legal, mas acaba se perdendo nos mesmos clichês que já cansamos de ver em filmes do gênero. Contudo, gostei dele, achei divertido e ele se torna cativante nos últimos atos, mas pra mim nada disso justifica a badalação feita em torno dele...

Iza disse...

É... então vou assisti-lo. Darei uma chance ao filme rsrs. Já assistiu As Vantagens de Ser Invisível? É muito bom - e olha que eu também não via muita graça no início, mas ontem eu o assisti e acabei amando.
Bom feriado <3

Jenifer Torres disse...

Também adorei o filme e achei o elenco afiado.
www.dicaselistas.blogspot.com

Jenifer Torres disse...

Também achei o elenco bem afiado. De Niro nos entrega uma atuação sincera e competente. Nada de piloto automático dessa vez.
www.dicaselistas.blogspot.com

Tsu disse...


Oi Renato!
Eu adoro o DeNiro...eu concordo que ele recentemente fez uns filmes mais leves mas olha aí: se o pessoal fala que ele está "fraco" o cara vem e aparece com seu talento de novo, mostrando que só não está 100% sempre porque não quer. O mesmo acontece com o Antony Hopkins..tenho arrepios de empolgação para vê-lo interpretando Hitchcook no cinema *.*
Já estou divulgando seu blog no meu!
Olha sobre o caderno, é simples! Vc viu que na postagem sobre eles, no final eu coloquei um endereço de e-mail? É só enviar as fotos para ele, explicando qual imagem você quer na capa, contracapa, miolo e etc. Bo blog tá tudo explicado e se tiver alguma dúvida, é só perguntar!

Iza disse...

Natalie Portman é muito bela e talentosa - futuramente farei um post dedicado aos cabelos mais icônicos dos dias de hoje. Valeu pela dica. Abraços <3

Iza disse...

Como você gosta de cinema, te indiquei numa tag lá no blog. Tenho certeza que vai gostar.
Abraços.

Tô Ligado disse...

Cara, já reparou que o B Copler sempre faz uma cara de riso?

O Neto do Herculano disse...

Filme apenas razoável,
mas superestimado,
espero que saia do Oscar
da mesma maneira que entrou.

Anônimo disse...

Thе belt funсtiοns to tightеn your musсle tiѕsueѕ by
сontrасting thеm, and then relаxing
them, and then repeatіng the motіon, and it targetѕ аll
the muѕcles in youг аbԁоminal seсtion.


Also νiѕіt my web-sіte: Http://Www.Prnewswire.Com/
my site - flex Belt reviews

Tsu disse...

Oi Renato, tudo bom?
Né? Um dos filmes que gostei muito da ação do De Niro foi em Os Intocáveis...mas até em humor ele se sai bem (lembra-se do Entrando Numa Fria?).
Opa...vai adquirir um caderno personalizado do Joker? Posso fazer algo caprichado!
bjs

Anônimo disse...

Wow that was odd. I just wrote an incredibly long
comment but after I clicked submit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not
writing all that over again. Anyways, just wanted to say superb blog!


Also visit my web site; rapsöl gesund oder nicht
My webpage - essen wie neandertaler

Unknown disse...

Olá,
Adoro ler livros e aprecio muito filme, principalmente aqueles que se inspiraram em alguma obra literária. Parabéns pelo blog. Muito bom.
Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita e se você gostar me siga também.
Bjos
Lu
http://vergostarler.blogspot.com.br/