A Última Tentação de Cristo


A Última Tentação de Cristo – Se você for religioso ao pé da letra e não ousa questionar nada que seja sagrado, passe longe desse filme de Martin Scorsese. Agora se você pensa como eu e segue a idéia de que: “Se você não questiona o que acredita, não pode acreditar” (filosofa Hypatia), abra seu coração.

Nesse filme Scorsese (Cassino e Touro Indomável) nos traz um Jesus mais humano que divino com questionamentos fortes, pesados e sensíveis. Baseado no polêmico best-seller homônimo de Nikos Kazantzakis, a produção fez sucesso por onde passou, apesar da pressão enorme feita pela Igreja Católica contra o longa-metragem. Os principais momentos da vida de Cristo estão presentes, porém, estão de um ângulo diferente, chegando a uma humanidade tocante e cativante. A Última Tentação de Cristo possui participações especiais do cantor David Bowie, como Pôncio Pilatus, e de Harry Dean Stanton (de Paris, Texas de Win Wenders).

Apesar dos protestos religiosos o final do filme é mais uma bela lição moral de como a esperança pode ser a última a morrer. Conheça Jesus por um ângulo diferente, será ainda mais apaixonante.

Sinopse – Jesus (Willem Dafoe, de Platoon) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.

Filme: 5 pipocas

1 pipoca – péssimo

2 pipocas – ruim

3 pipocas – razóavel/regular

4 pipocas – bom

5 pipocas – imperdível

0 comentários: