Que Fiz Eu Para Merecer Isto?

Mantendo a mente aberta, saindo do conceito tradicional e iniciando uma nova mutação, esse humilde cinéfilo volto a escrever sobre produções do cinema internacional.


Nada como começar por um dos diretores que mais aprecio: Pedro Almodóvar. Ame ou odeie o estilo do diretor, ele possui personalidade suficiente para mexer com a realidade, a sanidade e a cultura das pessoas.


Palmas para o eterno parceiro de Antonio Banderas. Seja ele falando de travestis, homossexuais ou matadores, ele é, na minha visão, um gênio.









Como definir o estilo cinematográfico de Pedro Almodóvar? Será que alguém consegue dizer e garantir que seus filmes são apenas sobre cores, homossexuais e bizarrices? Creio que não, visto que essas seriam definições muitos simples para resumir o padrão do cineasta espanhol.


Depois de assistir a um filme decepcionante hoje ("Freelancers", com meu ídolo De Niro) senti que era chegada a hora de conhecer um trabalho menos conhecido do diretor de "Tudo Sobre Minha Mãe". 


"Que Fiz Eu Para Merecer Isto? caiu em minhas mãos por acaso, sem querer, e normalmente, isso pode ser uma boa coincidência e uma enorme alegria. Ao não saber nada sobre a obra fui com a expectativa zerada. Fiquei me questionando o motivo do filme praticamente ter passado em branco e ao terminar a obra continuo sem entender a falta de sucesso da película. Sem grandes investimentos o filme é redondinho, bem construído e possui, como todos os filmes do cineasta, ótimos diálogos.


Carmem Maura (outra parceria  de longa data do diretor) esta divina como Glória (matriarca da bagunçada família), dando força, tristeza e a densidade que a personagem solicitava. Além do ótimo trabalho do elenco - padrão nos filmes de Almodóvar - a fotografia: simples, porém inquietante merece aplausos e elogios.


Outro ponto que destaco em "Que Fiz Eu Para Merecer Isto" é a construção dos personagens. Aqui temos, como quase toda obra do cineasta, personagens "ficcionais" que poderiam claramente serem baseados em histórias veridicas. Prostitutas, vícios, traições, tudo que o diretor adora estão na obra. A solidão, de todos, é vivenciada ao extremo. O vazio interno de Glória é o símbolo do sentimento de praticamente todos os personagens. 


Um destaque para finalizar meus elogios a obra é o pequeno comercial que aparece no inicio da obra. Tem a cara de Pedro Almodóvar, porém, deixa a sensação se tivesse ocorrido num filme de Tim Burton seria totalmente semelhante.


A cena final, com muito simbolismo é perfeita. Muitas pessoas se vão, muitas ficam, entretando a solidão, individual é uma coisa única. A fotografia, nessa cena foi espetacular e me lembrou muitos os filmes nacionais.


O roteiro, doloroso, sofrido e angustiante, mostrava que o mestre estava no caminho certo, desde cedo.


Parabéns Pedro Almodóvar.
  

Sinopse - Gloria é dona de casa. Não tem um minuto livre: mora numa casa com 40m2 onde, além dela vivem, o marido, a sogra, dois filhos: um traficante de heroína, outro homosexual, e um lagarto. Gloria não é uma mulher feliz. Entre ela e o marido existe um profundo vazio, assombrando pela recente paixão do marido por uma cantora alemã.




Filme: 4 pipocas
1 pipoca - péssimo
2 pipocas - ruim
3 pipocas - razoável/regular
4 pipocas - bom
5 pipocas - ótimo

18 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Estilo único!

Unknown disse...

Gosto dos filmes de Almodovar, mas não vi, embora já tenha ouvido falar bem. Abração.

Rodrigo Mendes disse...

É muito engraçado e comovente a interpretação de Carmen Maura.

Almodóvar, nada mais espanhol, no auge da criação, adoro!

Abs.

Passos silenciosos disse...

Únicos!!!


Bjss e semana abençoada!

Amanda Aouad disse...

Dolorido mesmo, ao mesmo tempo em que traz um tom cômico. Vi esse filme na pós-graduação, o professor o utilizou como exemplo de bom uso de música no cinema, que de fato é, até pela forma como coloca a personagem de Carmem Maura.

abraços

ANTONIO NAHUD disse...

Um comédia de arrepiar... irreverente e divertida.

O Falcão Maltês

Bússola do Terror disse...

Concordo com tudo o que você disse sobre o Pedro Almodóvar.

Unknown disse...

E aí, meu velho. Pô, acabei apagando seu comentário, sem querer, no filme "A Palavra". Mas, eu ia responder que é bem isso, o filme traz várias interpretações. Eu, por exemplo, tive uma primeira impressão não muito boa, mas depois de ler outras opiniões, cedi um pouco e vi que realmente fazia sentido outras interpretações. Se quiser ver, eu recomendo! E desculpa por ter apagado sem querer...
abraço!

366filmesdeaz.blogspot.com.br

Iza disse...

As cores de Almadóvar! Ai adoro o estilo desse diretor, mas confesso que nunca assisti um filme por ele dirigido. Minha mãe é fã número um dele, já eu, sou mais Tarantino.
Abraços!

renatocinema disse...

Amiga.....assista urgente qualquer um do mestre espanhol. Eu recomendaria: Tudo Sobre Minha Mãe, porém, qualquer um vale a pena. Até o livro dele, Fogo Nas Entranhas, é muito bom.

Fábio Henrique Carmo disse...

Bem, eu faço parte dos que detestam Almodovar, na minha opinião apenas um pretensioso. Abraço, Renato!

Poeta disse...

Com uma critica tão conduntente como a sua . vou assistir com certeza . além do mais Almadóvar é nota 10.

voy a divertir mucho, un abrazo !

Renato Oliveira disse...

Perfeito, Renato! uma autêntica homenagem descrita por você, tanto ao diretor como a esta obra realmente não tão comentada quanto deveria. Lembro-me que a assisti há mais de dois anos atrás, não me recordo de muitas cenas, quero revê-la! E sim, o estilo do Almodovar expressa-se bem desde então.

Abraços, e boa semana!

J. BRUNO disse...

Este é um dos Almodóvar que eu nunca assisti Renato, na verdade eu tenho uma dívida bem grande com a primeira fase da filmografia dele. Pelas suas considerações percebo que ele deve ser bem mais interessante do que eu tinha imaginado.

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/on-road-o-livro.html

Gilberto Carlos disse...

Adoro esse filme, como todos os outros do Almodóvar e também este título e as vezes também me pergunto: Que fiz eu para merecer isso?

Rubi disse...

Ainda não tive oportunidade pra assistir os filmes do Almodóvar. No entanto, pelas críticas positivas, e agora pelo seu excelente texto, não há mais o que esperar!

Abraços!

CineClubeMania disse...

Deem uma olhadinha do site www.cineclubemania.com.br
vendemos Dvd's clássicos, possuimos grandes títulos!
Esse mês todos os produtos do Almodovar estão em promocão devido o aniversário do diretor.

Ivete P. Santana disse...

Olá Renato..
Muito obrigada pela sua visita no meu blog.. adorei ler o seu comentário..
Um grande abraço