Cisne Negro


Cisne Negro – Antes de qualquer comentário gostaria de pedir perdão a quem acompanha meu blog. No link A SEGUIR informei que o próximo comentário (o dessa semana) seria sobre a série “The Walking Dead”. Porém, após assistir “Cisne Negro”, fui obrigado, por meu coração e alma, a trocar o título da semana. Prometo que isso será a primeira e última vez.


Sou um grande fã de Darren Aronofsky (“Pi”) desde que fui apresentado a “Requiem Para um Sonho”, seu melhor filme na minha visão. Entretanto “Cisne Negro” não é uma produção com a cara ou jeito de Aronofsky. Peço desculpas a meu amigo Marcão “Kubrick” que contesta um pouco, mas, esse longa-metragem é inteiro de Natalie Portman (“Closer – Perto Demais”). Se ela não vencer o Oscar de melhor atriz (os outros prêmios ela já venceu) a estatueta precisa ser quebrada por alguém que conheça cinema ou por uma pessoa com o mínimo de sentimento que esteja presente ao evento.


Portman, sempre mostrou talento e qualidade como atriz, todavia, em “Cisne Negro” ela chega ao seu trabalho mais profundo, preciso e perfeito. Sua interpretação me lembrou de Robert De Niro em “Touro Indomável”. Ou seja, entrega total, alma, sacrifícios na construção de um personagem.


Também não posso deixar de dizer que a direção de Aronofsky é muito boa; a fotografia, espetacular e o resto do elenco fez um ótimo trabalho – destaque para Vicent Cassel (“Irreversível”). Mas, nada disso é mais importante que a atuação magistral de Natalie Portman.


O roteiro, o ponto com menor destaque da produção, na minha visão, poderia ser construído de forma mais rica e instigante. Entretanto, isso é um pequeno detalhe, quase insignificante, perto dos questionamentos que a personagem Nina - vivida por Portman - nos obriga a fazer. Todo sacrifício vale a pena na busca do objetivo desejado? Os questionamentos e a angústia que a personagem Nina sofre, obriga o público a refletir, questionar, sofrer, chorar e se emocionar.


Li algumas críticas comentando que o filme é sobre dança ou balé. Discordo totalmente. “Cisne Negro” é um filme sobre amargura, aflição, dor, entrega e paixão. É uma história sobre o quanto é difícil ser humano num mundo irracional e enlouquecedor. A dança e o balé são apenas a desculpa que o filme usa para simbolizar a roleta russa psicológica que fazemos individualmente a cada dia.


Você entregaria sua alma pela realização de um gesto perfeito?


Sinopse – “Cisne Negro” é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Natalie Portman (“O Profissional”) interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky (“O Lutador”, “Fonte da Vida”), “Cisne Negro” faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.


Filme: 4,5 pipocas


Natalie Portman: 6 pipocas


1 pipoca – péssimo
2 pipocas – ruim
3 pipocas – razóavel/regular
4 pipocas – bom
5 pipocas – imperdível

32 comentários:

Rosane Marega disse...

Você me deixou com agua na boca para assistir esse filme,vou ve-lo ja.
Beijosssssss

Gabriel Neves disse...

Esse filme é simplesmente perfeito. Amei de todo o coração, já vi duas vezes e hoje verei a terceira, e não me canso. Meio obsessivo até, mas realmente ele merece ser visto até mais umas 10 vezes. Adorei tua frase, "Você entregaria sua alma pela realização de um gesto perfeito?". Ótima. E compreendo sua necessidade de falar de Cisne Negro, ele pulou muitos nomes da minha lista pra eu postar na última sexta, mas estou aqui no aguardo da sua opinião sobre The Walking Dead, adoro a série.
Abraços.

Amanda Aouad disse...

Onde assino? hehehe. Foi o que disse e alguns me criticaram, não que a direção, roteiro, fotografia etc sejam ruins, tudo é ótimo, mas o filme é Portman.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

Natalie merece !!!

Emmanuela disse...

Oi Renato, Minha torcida por Natalie será fortíssima!! Que atuação visceral!! Um filme marcante, espero que seja reconhecido como deve.

Guará Matos disse...

Sujeito bom para falar de cinema!
Sujeito fera, esse menino!
Abraços.

Dayse Sene disse...

Sua analise do filme também merece ÓSCAR, afinal falou muito bem e com um entendimento perfeito. Como disse a Rosane, deu-me vontade de sair voando e ir logo assistir o filme.
Para você , 6 pipocas, se puder dar dez, serão dez Ok?

♪ Sil disse...

Eu tô com o Guará e não abro:

Cinema: Seu nome é Renato.

Um beijo querido!

Marcão Kubrick disse...

Renato,

antes de mais nada, quero dizer que me sinto privilegiado por ter sido citado no seu brilhante texto sobre Cisne Negro.

Você fez a melhor crítica de filme que li em muitos anos. PARABÉNS! É por essas e outras que confio muito no seu talento quando o assunto é CINEMA.

Deixe-me apenas fazer justiça à minha citação: Concordo 100% com você em relação à Natalie Portman. Trabalho PERFEITO e o Oscar é a maior barbada da história!!! Todavia, essa perfeição de atuação foi atingida também graças à um excepcional trabalho de direção de atores que o Darren fez com maestria.

Por isso, minha discordâcia contigo é APENAS quando você diz que esse filme é SÓ Natalie Portman... Há muito(e muitos) por trás desse filme que LITERALMENTE nos faz sentir na pele as sensações vividas pela exuberante protagonista.

Mais uma vez, PARABÉNS pela crítica!

Grande Abrasss

Marcão Kubrick

Cristiano Contreiras disse...

Ansioso pra ver Portman com a estatuenta nas mãos, nossa... a atuação dela já entrou pra História!

pra mim, esse filme é obra-prima!

abs

Ju B. disse...

Me segurei ao máximo pra esperar ver esse filme no cinema, fiz cirurgia que me manteve em casa por uns dias, mas assistirei finalmente na segunda-feira. Já estava anciosa, e você me deixou mais ainda!
Bjs.

Foose disse...

Um filme complexo que lhe envolve um misto de esquiofrenia e realidade. Como era de se espera, Natalie Portman carrega a trama, variando a sua interpretação e surpreendendo o publico a cada instante. Grandioso nas interpretações e na beleza das danças. Vale o ingresso!

Bela resenha, amigo!

Um grande abraço...

Tô Ligado disse...

Opaaa, estou louco para assistir este filme. Só ouço ellogios...

quaresma. disse...

bem, eu já estava afim de assistir esse filme, só pelo cartaz *-*
daí, eu li isso e resolvi que vou hoje, pegar a última sessão :)
daí, eu volto aqui pra deixar meu comentário, combinado?!

beijas, eterno-sorvete-de-flocos :*

Sonhos De Deus disse...

OIII,ACABEI DE LER TEU COMENTARIO,EI EU CREIO QUE TU VOLTARÁ A SORRIR NÃO A BEM QUE DURE PR SEMPRE NEM MAL QUE NUMCA SE ACABE PENSA NISTO,FICA COM NOSSO PAPAI,UMA SEMANA LINDA PR VC!!!

Jacques disse...

Ainda não assisti, mas pretendo ver este filme logo.
Quanto ao Oscar, desde que Titanic ganhou 11 estatuetas, perdeu a graça totalmente.
Valeu.

Kátia Tourinho disse...

Oiiiiiiiii! Amooooooo cinema e amei seu blog!
Se vc me permitir colocarei um link de seu blog lá no meu.
Ainda não assisti Cisne Negro. Já estava com muita vontade e agora lendo esse seu delicioso texto me deu mais vontade ainda.
Tenha certeza que serei sua seguidora fiel...rsrsrs
Bjs

Yohana Sanfer disse...

Que bom saber de todos estes detalhes de um ponto de vista cheio de sentimento...cada vez mais quero ver este filme!

Rosane Marega disse...

Hei, ja falei que adoro suas visitas?
...NÃO?
Pois eu ADORO, obrigada pelo carinho viu.
BeijossssSSSS

Dayse Sene disse...

Vim visitar você.
Deixar um abraço e dizer-lhe que estou com saudades...sumiu do meu blog.
Lá tem uma pequena homenagem aos meus amigos queridos, gostaria que fosse conferi-la.
http://blog.daysesene.com/2011/02/para-voce.html

Um dia lindo.
Um abraço.

Elton Telles disse...

Sai com as pernas bambas do cinema hehe. Filmaço que apenas reforça o talento imensurável de Aronofsky e situa Natalie Portman em uma das atuações mais devastadoras dos últimos anos.


abs!

Sonhos De Deus disse...

Oii,passando pr ti desejar sonhar,sempre...
porque só os sonhadores vêem o amanhã...
pois confiar em Deus,não desistir
de nossos sonhos, abre o caminho da esperança
e é ela que nos mantém vivos...
Ouse procurar as coisas
que ninguém mais pode ver e não tenha medo
de ver o que os outros não podem...
Acredite no seus sonhos ,confie sempre em Deus e no seu"coração" pois, ao fazê-lo,
outros acreditarão na sua capacidade de amar,sonhar...
Ei vc é especial...
Acredite,mais em si mesmo!...
...porque dentro de você reside toda a força...
da Esperança, do Amor e do Sonho de Amanhã !
Desejando que todos tenham os seus sonhos fazendo de sua vida bem melhor ....te desejo um final de semana com toda sorte de benção,fico muito feliz por estar sempre nos Sonhos De Deus,papai te abençõe meu amigo!!!

quaresma. disse...

e eu ainda não assisti o filme D:
na segunda feira a minha mãe me largou em casa e sem dinheiro e daí não teve jeito.
mas até domingo eu assisto (yn)

beijas, eterno :*

Renata disse...

Oie...meu irmão adoro ver seus comentários e críticas dos filmes e séries! Por isso, toda vez entro aqui para ver suas dicas. Agora estou com vontade de assistir Cisne Negro....vc me deixou com vontade de assistir.....

Beijos e parabéns pelo Blog.
Renata

Renata disse...

Olá meu irmão gêmeo querido...parabéns pelo seu blog!!!
Adoro ler seus comentários e críticas dos filmes, inclusive estou com vontade de assistir o filme Cisne Negro, após ler a crítica feita em seu blog.
Com certeza, um filme maravilhoso....beijossss.
Renata

COMBO+CINE disse...

O Filme realmente Bom mas não Supera Requiem Para um sonho, a fotografia e a atuação da Natelhin é surpreendente tal vez éla tire o Oscar da mão do Javier Bardem,"Biutiful" mas fotografia e melhor diretor Concerteza é de Darren Aronovsky

júpiter disse...

Essa mulher é incrivel e o filme é muito bom. Não acho o filme tipo muitooo assim, mas ela faz com o que o filme seja excelente. Sempre impecável em suas atuações. AMOELA!

Equipe Cinema Detalhado disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK a forma como você diz que Natalie deve ganhar o oscar me fez rir muito! e SIM SE ELA NÃO GANHAR! eu voto em quebrar a estatueta da atriz que lhe ROUBOU o prêmio por esta atuação!

abs!

Renata disse...

Olá meu irmão...cheguei há pouco de ver o filme e ainda estou maravilhada com o que vi e senti. Simplesmente MARAVILHOSO e fantástico, o papel de Natalie Portman merece o Oscar...ela foi fantástica. Um dos melhores filmes que já vi até hoje!!! Vale sua sugestão e crítica....dá vontade de pagar o ingresso de novo....
Maravilhosooooooooooooooooooo
Beijosssss

Unknown disse...

Achei o filme ótimo!! Natalie Portman está maravilhosa e mereceu, sem dúvida nenhuma o Oscar de melhor atriz.

Rodrigo Mendes disse...

O Oscar à atriz já resumi bem. Rs

Um bem vindo clássico de Aronofsky.

Ótimo texto.

Abs. RODRIGO

vitoria disse...

eu adorei o filme muito bom